MEC reconhece Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores com Conceito Máximo
Na foto o Vice-diretor de Ensino Superior da SETREM, Paulo Aires, a Coordenadora dos Cursos Tecnologia em Rede de Computadores e Sistemas de Informação, Vera Lúcia Lorenset Benedetti, os avaliadores do MEC, Orandir Mina Falsarella (PUC-Campinas) e Sérgio Freitas (UFES- Espírito Santo) e o Diretor Geral da SETREM, Flávio Magedanz.
Nesta terça-feira, dia 13, a Sociedade Educacional Três de Maio (SETREM) comemorou a importante notícia: o Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores (TRC), que há poucas semanas recebeu visita in loco do Ministério da Educação (MEC) para reconhecimento do mesmo, conquistou Conceito 5, ou seja, conceito máximo.
Segundo a coordenadora do curso, professora Ms. Vera Lúcia Lorenset Benedetti, durante a avaliação, que ocorreu entre os dias 17 e 19 de abril, foram analisadas três dimensões: projeto pedagógico do curso, corpo docente e infra-estrutura. Oportunizou ainda a verificação de documentos e entrevistas com diferentes sujeitos da Instituição, a saber: direção, coordenação, corpo docente, funcionários e acadêmicos, comprovando o sério trabalho que é desenvolvido.
A primeira avaliação deste curso pelo MEC ocorreu em 2004, para o processo de autorização do mesmo. Neste, também se obteve conceito máximo, na ocasião, Conceito A, permitindo assim, o início das atividades do curso. O ingresso da primeira turma aconteceu em 2005. Atualmente há 14 egressos, formados no ano de 2007. “A SETREM implantou o TRC a fim de atender a uma demanda existente, principalmente na grande região: a ausência de profissionais com formação específica em rede de computadores.”
Durante os três anos de funcionamento do curso, destaca Vera Lúcia, foram realizadas todas as exigências solicitadas pelo MEC. O reconhecimento com conceito máximo foi apenas uma conseqüência. “Houve e há grande preocupação em oferecer aos estudantes ambientes e situações que possibilitem um forte aprendizado, através de um corpo docente altamente qualificado, bem como uma infra-estrutura de qualidade”.
Para o vice-diretor de Ensino Superior da SETREM, professor Ms. Paulo Renato Aires, o reconhecimento consolida o trabalho hoje desenvolvido em todos os cursos de graduação. “Este resultado, demonstra o compromisso assumido por professores e funcionários, para o alcance da qualidade no ensino, já que é notória a importância da educação na vida das pessoas, para o desenvolvimento do município e região.”
Neste sentido, salienta, as diversas ações realizadas visando melhorias. Com relação ao corpo docente, constituído por mestres e doutores, há qualificação pedagógica permanente, inclusive, para a realização de cursos Stricto Sensu há apoio com recursos econômicos. Quanto aos acadêmicos, estes são beneficiados com o Programa de Atenção aos Estudantes do Ensino Superior (PAEES), que oferece serviços psicopedagógicos, de convivência e aconselhamento e de orientação para formas alternativas de financiamento. “Nosso enfoque é o estudante, sua formação e bem-estar. Entendemos ser importante conhecer todos os estudantes pelo nome e acompanhar até mesmo sua freqüência em sala de aula. Assim, percebemos se este está aprendendo e se sentindo bem.”
Estes cuidados, entende, estarão refletidos no sucesso profissional ou não dos estudantes do curso de TRC. “Observamos entre os nossos estudantes e egressos um alto índice de empregabilidade, muitos promovidos a altos cargos nas organizações, ou aprovados em cursos de pós - graduação, em nível de mestrado e esta situação é natural quando o curso realizado é visto pelo MEC com desempenho muito forte”, conclui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário